sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

CATASETUM- UMA ESPÉCIE AMAZÔNICA DE FLORES EXOTICAS









Catasetum Mary Spencer

O gênero Catasetum  agrupa mais de cento setenta espécies epífitas, terrestres e rupícolas são raros.
São encontradas desde o México, América central , Brasil centro de dispersão, chegando até a argentina. O maior número de espécies encontradas é na Amazônia, cerca de cem espécies. Híbridos são cada vez mais comuns e já ultrapassam a quantidade de espécies.
Apresentam pseudobulbos carnudos,  de folhas decíduas e nervuradas.
Catasetum denticulatum x pileatum
 A inflorescência é produzida das gemas dos nós nas laterais dos pseudobulbos, perto da base, racemosa, ereta, curvada ou pendente, em regra apresentando muitas flores quando masculinas e poucas quando femininas.
Este grupo  de orquídeas de flores exóticas que tem  o hábito peculiar e as vezes agressivo  de lançar  suas massas de pólen (polineas) sobre o corpo dos seus visitantes, atravez de um gatilho na flor.  podem emitir três tipos de flores: masculinas femininas e hermafroditas e até mesmo dois tipos em uma única haste floral. 

Catasetum spitzii x joão stivali 29
Catasetum Fimbriatum

Cataseum Schimidtianum x Spansum

Flor feminina e hermafrodita
 na mesma haste.




Além disso possuem dois tipos de raízes, aéreas que são bem finas e curtas e outras que são recobertas por um velame(Como uma capa esponjosa envolvendo as raízes para ajudar na absorção.)
Raízes aéreas do Catasetum
                                 
A plantas tem crescimento vigoroso e tem épocas do ano para crescimento e floração e períodos de descanso, que podem chegar a três meses, sendo  uma das espécies de orquídeas mais evoluídas  dentre as mais de 35 mil espécies catalogadas. Costuma florir depois que os bulbos se formam e podem emitir mais de quatro hastes florais consecutivas, mas para isso a Luz deve ser forte, especialmente perto do fim do período de crescimento e a agua abundante!
Bulbo de catasetum já quase maduro.

É necessário refletir sobre a maneira de cultiva-las, pois o fato que estas orquídeas são  nativas de áreas tropicais quentes e crescem bem durante os meses chuvosos de verão. Durante este período de crescimento, temperaturas diurnas de 25 a 40 graus célsius  e noites com temperaturas de 15 a 20 graus célsius são benéficas.

A água é um fator crítico para a produção de grandes pseudobulbos que resultam em melhor floração.  

Catasetum Mary Spencer
Uma grande quantidade de água deve ser armazenada pela planta em um relativamente curto período de crescimento. Água  abundante quando as folhas novas estão se formando até  quando o pseudobulbo  amadurecer. Depois de meses de crescimento e floração quando as Folhas começarem a amarelar e cair ela estará entrando em período de dormência, já no final do ciclo e Neste momento a rega deve ser diminuído. Água durante este período de dormência somente para que os pseudobulbos não murchem  severamente, pois deles se inicia a nova brotação no fim do período de dormência.


Catasetum Osculatum
A umidade relativa do ar deve ser alta para manter as folhas verdes e retardar o período de dormência. Este pode ser fornecido na caso colocando as plantas em potes plásticos, apenas com um reservatório cheio com água(um dedo e ½ de altura em média), de modo que as plantas não se sinta na água. 
Nesse reservatório do fundo pode ser usado pedras ou isopor que é inerte e não possui reciclagem. A ventilação do ambiente de cultivo é um segredo no sucesso do estado fitossanitário da planta como também para se evitar a queima dos brotos novos que cozinham literalmente sem ventilação adequada, pois fica muito abafado durante o dia e a agua parada acaba esquentando demais. O ar deve sempre estar se movendo em torno das plantas para evitar também fungos e doença bacteriana, especialmente na alta umidade. 
Catasetum lanciferum
Fertilizar  a agua com adubo liquido orgânico frequentemente e em uma concentração mais diluída, pois são mais eficazes do que as aplicações ocasionais de concentrações fortes, além desse tipo de adubação o bokashi e o húmus de minhoca ajudam a manter uma temperatura estável no vaso e completam a nutrição. Todo adubo deve ser esterilizado antes de colocado na planta, por isso tanto o bokashi como o húmus tem que passar pelo processo de esterilização. Uma maneira simples é a de assar no forno em temperatura alta, dessa forma os fungos, as bactérias , possíveis sementes e ovos de minhoca morrem. 
Broto já crescendo com vigor.
 Substrato rico em matéria orgânica
.
    Envasamento- deve ser programado para coincidir com o início de um novo crescimento, normalmente desde o fim do outono até o final do inverno, antes do inicio da primavera. Dessa forma novas raízes serão produzidas  rapidamente em pouco tempo, e as plantas vão experimentar revés mínima.
Bulbo de Catasetum replantado no pote
 com reservatório de agua.

Estas plantas têm sistemas de raízes vigorosas e precisam de um substrato rico e úmido durante a estação de crescimento.O musgo Sphagnum é usado com sucesso no cultivo dos Catasetuns em muitos estados brasileiros. É um substrato que fornece uma enorme capacidades de retenção de água e  fertilizantes, ideal para a fase de crescimento.
 Algumas plantas podem ser cultivadas em placas madeira ou  vaso plástico normal com furos e também em vaso cerâmico e cachepôs, o que o torna mais fácil de mantê-los secos durante a dormência; no entanto, é mais difícil de mantê-los úmidos, enquanto crescem, necessitando regas frequentes. 


Catasetum Pileatum x denticulatum

Catasetum Pileatum


Outros substratos usados são: chips de coco casca de pinus e carvão vegetal, e muitos outros pois a planta é bem versátil no cultivo. 
Ácaros são uma praga comum destas orquídeas atacando as folhas.Controle ácaros, mantendo a umidade elevada.
Catasetum Mary spencer-
flor feminina
Este gênero tem a capacidade de reduzir seu metabolismo frente a qualquer ataque de pragas ou variações climáticas, esse processo é chamado de dormência, no qual o Catasetum perde as folhas e reduz a absorção de água e nutrientes, permanecendo latente até que as adversidades passem, brotando normalmente logo após. Esse período de dormência pode chegar a três meses consecutivos não necessitando adubações.  As regas nesse período devem ser bem menos frequentes, apenas para os bulbos não desidratarem muito. O gênero Catasetum é extremamente adaptável, mas requer umidade constante além de alta quantidade de Nitrogênio, para o seu desenvolvimento rápido, desde o inicio da brotação. O gênero Catasetum pertence a subtribo Catasetinae  que também agrupa mais sete gêneros : Clowesia, Cyanaeorchis, Cycnoches, Dressleria, Galeandra, Grobya, Mormodes .Estes generos são atualmente cruzados entre si por produtores obtendo excelentes híbridos que florescem durante mais tempo e com muito mais flores. Um desse produtores é de Mogi Mirim-SP. Seu nome é Rafael Bresca, e possui uma pagina no facebook, de onde mantem contato e envia lista de plantas disponiveis para todo o Brasil. Minhas plantas foram adquiridas sempre dele, pois tem muita saúde e florações espetaculares como desse Catasetum Mary Spencer Logo abaixo, que subiu ao pódio da 71º exposição nacional de orquideas de Rio Claro-SP  em 2015.






Enviar um comentário