CATTLEYA LODDIGESII-BRASILEIRA E AMADA ATÉ NO JAPÃO!




Cattleya Loddigesii alba- foto e cultivo Gallerani orchid- são manuel- RS

Registrada  no ano de 1826 por John Lindley como Cattleya Loddigesii a espécie tinha sido descrita antes pelos irmãos loddiges como epidendrum violaceum  7 anos antes. A Cattleya Loddigesii foi nomeada com o sobrenome de seus importadores e foi a primeira Cattleya  a ser cultivada na Europa.

Cattleya Loddigesii tipo

Cattleya loddigesii punctata
Uma das mais cobiçadas Cattleyas, pois é uma Planta de flores redondas e bem armadas. De varias cores, é uma robusta espécie do grupo das Cattleyas bifoliadas de porte médio com pseudobulbos de até 50 centímetros de altura portanto duas folhas coriáceas e de cor verde mais escuro podendo chegar até o verde mais amarelado.
 Seu cultivo é relativamente fácil e é difundido inclusive no Japão com muitos colecionadores. Uma Cattleya muito usada em cruzamento pois melhora muito a qualidades das flores e produz híbridos de beleza magnifica!
Cattleya loddigesii trilabelo

Naturalmente a Cattleya Loddigesii vegeta em alguns tipos de clima: Em matas umidas que também ficam alagadas margeando rios e corregos,  nas encostas de montanhas da mata atlântica e em locais que tem nevoeiro e de clima temperado a frio com sombreamento entre 50 e 70%.
O habitat vem desde o nordeste(Bahia, Espírito santo),  Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná até a Argentina e Paraguai, Encontrada principalmente em São Paulo e minas gerais  entre 500 e 1200m de altitude.
 A luz que gosta é mediana com otima ventilação e alta umidade do ambiente onde vegeta, principalmente durante a noite. As temperaturas de cultivo variam dos 15 graus aos 30 graus, e costuma desidratar os bulbos que são do tipo "cana" na época de floração que vai do outono passando pelo inverno e chegando até o começo da primavera...As flores da Cattleya Loddigesii  surgem de espata seca, ( Até parece que não vai florescer....)o tamanho das flores variam de 8 a 11 cm...

Cattleya loddigesii tipo
É uma Planta muito confundida com a Cattleya Harrisoniana que é praticamente igual a Cattleya Loddigesii, tanto nas flores como no porte vegetativo.
As diferenças estão no padrão de enraizamento da espécie, que ocorre antes da floração na Cattleya  loddigessi e depois de florir na Cattleya harrisoniana.
  A Cattleya Loddigesii emite flores de até 10 centímetros de diâmetro em média. Na cor tipica da espécie as  pétalas e sépalas são cor de rosa, o labelo é  trilobado e  de cor branca na parte interna e com uma pequena mácula amarela.
Para se cultivar em casa aceita bem os vasos de plastico, de cerâmica e tambem os cachepôs de madeira, alem de tutores vivos como casca de arvore e tambem tronquinhos. Entre os mais usados posso citar sansão do campo, café, peroba rosa entre outras. para a escolha correta do vaso deve-se levar em conta o clima do local que se vai cultiva-la e tambem o substrato que se vai usar.
 Em ambiente natural a Cattleya loddigesii encontra otima umidade no fim do dia e durante a manhã, por isso quanto mais se conseguir imitar a natureza do habitat dela melhor ela vegetará!
Uma outra caracteristica não só da Cattleya loddigesii, mas tambem das outras Cattleyas bifoliadas é que vão conseguir florir com mais 
Cattleya loddigesii coerulea
abundancia se tiver entoucerada, isto é. com muitos bulbos, por isso evite dividi-la em cortes pequenos.
É uma planta magnifica e pela beleza de suas flores e pela qualidade de seus hibridos não deve faltar em qualquer coleção...

Mais algumas dicas dos "gostos" dessa charmosa Cattleya:


-O substrato precisa ser duro e permitir boa ventilação para as raizes, alem de ser trocado quando mostrar sinal de que está velho...(degradado- em geral a cada dois anos)
-A umidade é fundamental para o sucesso no cultivo principalmente na fase de crescimento dos bulbos que vão formar as futuras flores e adoram lugares em que as temperaturas caem a noite!
 -A adubação constante e completa fecha a qualidade na floração que é abundante onde cada bulbo florido emite de duas a nove flores.

 Cattleya Loddigesii no Habitat


Abaixo alguns hibridos da Cattleya loddigesii:



 HIBRIDOS DA CATTLEYA LODDIGESII


Cattleya Dolosa- C.loddigesii x C. walkeriana
Laeliocattleya Fredna- Laelia lundii x C. loddigessii
                       
Cattleya Dolosa
Cattleya Valentine-C. loddigesii x C. warnerii
Cattleya Sororia-C.bicolor x C. loddigesii
A Cattleya loddigesii possui tambem vários híbridos naturais, chamados hibridos primarios se a intervenção do homem. Em geral ocorre porque tanto o habitat como a época de floração das espécies envolvidas no cruzamento coincidem! 
Com a Cattleya bicolor forma a Cattleya sororia e  
com a Cattleya Warneri forma a Cattleya valentine, mas o híbrido mais famoso é com a Cattleya walkeriana, chamado Cattleya dolosa. 
existem cruzamentos naturais com a espécie Laelia, sendo alguns deles a Laelicattleya amoena(laelia perrinii), a Laeliocattleya fredna(laelia lundii) e a Laeliocattleya leeana(laelia pumila).



Comentários