KEW- ROYAL BOTANIC GARDEN-LONDRES-UM DOS MAIORES HERBARIOS DO MUNDO


 conservatório Princesa de wales

Waterlily House
Orquideas phalaenopsis em Kew
Construído no inicio do século 18, o Kew garden é até hoje um dos maiores herbários do mundo e fica localizado na margem sul do rio Tamisa, perto de Richmond, 10 km a sudoeste de Londres, no distrito de Kew, Inglaterra e hoje conta com um acervo que é um dos maiores do mundo. A biblioteca conta com mais de 750.000 volumes e uma coleção de ilustrações com mais de 175.000 gravuras e desenhos de plantas.
 No herbário são sete milhões de espécimes vegetais em conserva, mais de vinte e sete mil espécies de plantas vivas, entre elas quatorze mil árvores e uma coleção de orquideas de todas as zonas climáticas da terra, e que já comemorou duzentos anos em jardins e estufas climatizadas que reproduzem esses vários habitats do mundo!!!
 Os jardins botânicos de Kew  são registrados desde 2003 na lista da UNESCO como patrimônio da humanidade e são visitados por milhares de pessoas todos os anos.
 Atualmente os jardins de Kew  ocupam uma área de 130 hectares e é hoje um dos centros de excelência na investigação botânica e um afamado centro de formação em jardinagem e uma das principais atrações turísticas de Londres.
Angraecum sesquipedale

A coleção de orquideas do Kew garden possui aproximadamente cinco mil espécies oriundas de varias  regiões do mundo como o Leste africano, Bornéu,Tailândia, Índia, Ilhas do pacifico, florestas tropicais, América do sul, Mata atlântica brasileira, etc.Os híbridos também fazem parte do acervo que tem uma parte da coleção destinada especificamente à educação e a pesquisa.


Vanilla planifolia(baunilha)
O terceiro maior núcleo de estufas e jardins que acomoda a coleção de orquideas é
o conservatório Princesa de Wales, que são estufas climatizadas divididas em áreas de zonas climáticas tropicais onde as estufas são controladas por computador e  possuem climas desde regiões áridas,montanhas até florestas como a mata atlântica, com centenas de espécies de plantas tropicais, subtropicais como as pteridófitas e briófitas(samambaias e musgos),  bromélias, plantas carnívoras, cactos e plantas xerófitas e  a coleção de orquideas do Kew reproduzindo o habitat típico de muitas espécies tropicais com flores espetaculares! Nesse local é encontrado uma variedade grande de espécies como a Vanilla planifolia(baunilha), Angraecum sesquipedale(orquídea de darwin), Vandaceas, Phalaenopsis, Cattleyas, Oncidiuns, entre muitas outras.
 Um dos diretores científicos do Kew garden, explica que o acervo sempre aumenta e que viagens as matas e florestas brasileiras sempre foram frequentes. Desde 1850, são realizadas pesquisas sobre plantas nativas do Brasil, inclusive com espécies em extinção. 
Em relação as orquideas , 53% das que habitam a mata atlântica são endemicas, e que o desmatamento ilegal da floresta causou um desaparecimento de 90% desse total.
 Este trabalho com as orquideas só é possível graças a associação entre o instituto Smithsonian e o instituto nacional da Amazonia, que atuam em parceria na pesquisa.
Palm house 




Jardim de bromélias











Área de cactos e outras xerofitas
O jardim botânico ainda conta com um laboratório de micro propagação onde uma parte do que é produzido é distribuída todos os anos para diversos jardins botânicos e sociedades orquidofilas, entre muitas outras organizações de preservação e repovoamento de orquideas. uma das espécies em que foi feito esse trabalho é nativa do equador, o Epidendrum ilense. Somente 6 exemplares desta orquídea puderam ser resgatados de seu habitat de origem e um deles foi enviado a Kew, que propagou e distribuiu centenas de seedlings e assim ela passou a ser cultivada em muitos outros parques e jardins alem de ter sido reintroduzido com sucesso nas matas novamente, o que é um grande feito para o Jardim botânico de Kew. Alem do trabalho de micro propagação o setor educacional de Kew é destaque nos estudos de conservação de ambientes naturais. Também existe uma enfermaria de orquideas com profissionais bem treinados em cultivo. Por isso quando for a Londres não deixe de conhecer esse paraíso tropical na Europa.!!!!







Jardim do lado de fora da estufa


Lago com plantas aquáticas


Vandas nas estufas de Kew

Comentários