ORQUIDEAS- O INVERNO ESTÁ CHEGANDO...SAIBA O QUE MUDA NO CULTIVO.



A partir do mês de Junho, mais exatamente no dia 21 começa a estação mais fria do ano, e em alguns lugares já é possível sentir a mudança de temperatura, que começa ainda no outono. É uma época que acaba trazendo uma serie de duvidas para quem cultiva orquídeas, em relação aos cuidados com as plantas.
As orquídeas são as plantas mais evoluídas do reino vegetal e ao longo de milhares de anos evoluíram para viver sob condições extremas no clima, tolerando períodos de seca, ventanias e até mesmo a falta de nutrientes.
Durante o inverno, é a parte do ciclo que a grande maioria das orquídeas diminuem gradativamente o metabolismo e o gasto energético,até entrar em dormência, que é a fase em que as plantas ficam "paradas" sem brotações e sem emitir raízes. Se fosse fazer uma comparação, seria como a chegada do fim do ano para as pessoas, onde muitas fazem um balanço do que aconteceu no ano, o que deu certo e o que deu errado e também a hora de se preparar para o próximo ano e planejar as metas e sonhos. Para as plantas que florescem nessa época, é mais que necessário que se faça esse descanso pois a floração que antecedeu foi um momento de grande gasto energético. O ideal é que esse período passe sem grandes interferências, mantendo apenas cuidados básicos.

Espécie Vanda
 Durante esses meses de temperatura mais baixa e com a diminuição da duração de horas de luz as orquídeas tendem a trabalhar menos e a captar menos recursos. A cautela nessa hora e a observação são as aliadas de quem cultiva orquídeas, principalmente espécies de habitats de regiões tropicais, que não estão acostumadas com a queda de temperatura. Orquideas de clima tropical, tem maior dificuldade nessa época correndo risco de sofrer queimaduras e até mesmo morrer.

 As espécies originarias de regiões quentes são as mais sensíveis as temperaturas baixas, Vandas por exemplo, abaixo de 10 graus de temperatura sofrem demais chegando a queimar literalmente. Já espécies como as Catasetineas não se prejudicam, apesar de sua grande maioria de espécies serem de clima quente, não toleram a exposição por muito tempo a temperaturas inferiores a 4 graus,  mas ao contrario das Vandas, eles secam as folhas e entram em dormência profunda por até três meses consecutivos evitando maiores problemas e voltando a brotar e vegetar plenamente durante a primavera.

Catasetum em dormencia

Sabendo disso e para que ela passe pela estação sem maiores problemas,o cultivo nos meses que antecedem o inverno tem que ser o mais correto possível com regas e adubação regulares e com nutrição completa, preparando a planta. 



Phalaenopsis





Agora para as espécies que são de clima subtropical ou  até mesmo temperado, que acabam “precisando” da diferença térmica entre o dia e a noite que acontece na estação do inverno  para induzir as suas florações.Como exemplo temos os Dendrobiuns, Cymbidiuns e as Phalaenopsis.
Por isso conhecer a origem das plantas antes de adquiri-las é fundamental para não ser pego de surpresa pois existem orquideas que vegetam em todas as partes do mundo, e nos mais variados climas, exceto na antártica!



Cymbidium
Dendrobium nobile



Abaixo as principais duvidas das praticas de cultivo que adotamos no inverno:


É necessário continuar a adubação?

Bom, como explicado as plantas tendem a diminuir seu metabolismo nessa estação então de nada vai adiantar adubações excessivas, apenas o normal ou até mesmo diminuir a a dose,  mas parar  também não é aconselhável. O ideal é continuar a adubação sim para todas as plantas, evitando apenas as plantas que estiverem em dormência como é o caso específico de espécies como o Catasetum que entra em dormência por mais tempo,nesse caso a adubação pode ser suspensa, sendo retomada aos poucos ou até aparecer os primeiros sinais que a planta dá como a emissão de novas raízes e brotos. 

Qual o melhor horário para a rega no inverno?

O melhor horário para a rega das plantas durante o inverno é no período da manhã, ou no final da tarde se for uma rega leve, para que o substrato não fique molhado, nem encharcado durante a noite, quando as temperaturas caem bruscamente impedindo que seque.

Existe maior risco de pragas e doenças em nossas plantas no inverno?

 Sim,  pois o ambiente fica favorável para que esses males se desenvolvam melhor.As temperaturas são mais amenas e a umidade acaba aumentando. Então diminuir a umidade no ambiente dificulta a proliferação de fungos e insetos nocivos para as orquídeas. Aumentar o espaço entre os vasos também ajuda a dificultar a proliferação de insetos nocivos com as cochonilhas e pulgões.
Os fungos que vivem em ambientes mais sombreados e umidos, podem ser decompositores, parasitas ou mutualísticos. 
Muitas doenças das orquídeas são provocadas por fungos parasitas, que obtém o alimento nas plantas que se associam de forma oportunista. Eles “pintam” as folhas com manchas pretas que produzem esporos(sementes de fungo) se espalhando rapidamente para as outras folhas e também para outras plantas que estiverem por perto através do aumento da umidade ambiente, que favorece a germinação desses esporos. Já os fungos decompositores desenvolvem-se bem nesses lugares úmidos, com pouca luz e com matéria orgânica que usam para se alimentar. E assim como as bactérias, obtêm alimento decompondo essa matéria orgânica. São muito mais agressivos, como o fungo conhecido como "Podridão negra" que costuma viver no solo, e quando atacam uma orquídea podem matar a planta em questão de dias.
Já os considerados mutualísticos são aqueles que se associam as raízes da orquídea aumentando a sua capacidade de absorção e assim tanto a planta como o fungo se beneficiam. As micorrizas são fungos Mutualísticos e vivem na raiz da planta. Esse tipo de fungo acaba defendendo a planta também do ataque de outros fungos nocivos.

Os exemplares precisam ser mantidos em estufas durante o inverno?

Depende da espécie da orquídea da qual estamos falando.
As orquídeas em sua grande maioria vegeta bem entre 15 e 25 graus, por isso em locais onde a queda de temperatura é mais severa, menor do que 15 graus, e com possibilidade de ocorrer geadas, é necessário fazer a proteção das plantas de clima tropical em ambientes internos durante a noite ou  então fazer uma cobertura com filme plástico no orquidário para proteção contra queimaduras nos exemplares, principalmente aquelas que são mais sensíveis ao frio, como as espécies de Vandáceas, e a maioria das espécies amazônicas e do serrado que não estão acostumadas com temperaturas muito baixas.





Menos é mais...

Como passam por um período de baixa metabólica com a queda da temperatura e a diminuição das horas de luz, é importante lembrar que procedimentos mais invasivos, como o replantio e a divisão de mudas podem prejudicar muito o exemplar. 
O ideal é deixar passar esse período apenas monitorando as plantas e mantendo a limpeza do orquidário, fazendo as regas mais espaçadas e no horário da manhã, para que tenha mais tempo para secar.
  Aumentar a distancia entre os vasos, para  melhorar a circulação de ar vai também evitar as pragas e doenças do periodo. 
E quando chegar a primavera começa tudo de novo.... Bom cultivo!








Comentários