OS MITOS SOBRE AS ORQUÍDEAS- AS crenças erradas sobre o cultivo.







O cultivo de orquideas é uma atividade muito antiga, mais que centenária, desde antes de 1800. 
Até hoje muito se descobriu a respeito do cultivo de  plantas tão especiais, mas ainda longe de se saber tudo. Quem cultiva há muito tempo já viu muita regra, manejo, pratica, e certeza cair por terra. Quem pesquisa e estuda o cultivo dessas plantas a cada dia só tem uma certeza. São plantas adaptáveis e especiais, em constante evolução e que se integram ao meio da forma que conseguem, com os recurso ali encontrados. Quando conseguem embelezam o ambiente de forma magnifica!
Por crenças erradas a respeito das orquideas muitos mitos foram se formando ao longo do tempo e isso é algo que acaba atrapalhando e desestimulando as pessoas, pois muitas plantas morrem por falhas de cultivo.
Pensando nisso fiz uma lista de alguns dos MAIORES MITOS DO CULTIVO DE ORQUÍDEAS, para acabar com os achismos e estimular a observação!!

            "O SUCESSO DO CULTIVO É O AMOR, A PACIÊNCIA E A OBSERVAÇÃO".

Mito numero 1: "Orquídeas são plantas caras..."
 Isso era uma verdade lá pelos anos 80,90. O que se vê atualmente é o aumento da oferta de vendas de orquideas, que tem contribuindo para a queda dos preços e hoje é possível comprar orquideas floridas a partir de dez reais, e mudas a partir de 5 reais. Supermercado, gardens, camelos entraram na onda verde e hoje se dedicam a vender não só orquideas , mas também flores de todos os tipos. Alem disso a quantidade de pessoas tem aumentado dia a dia, facilitando a troca através das amizades entre os cultivadores, facilitando mais ainda as pessoas a aumentarem a suas coleções e seus amigos!! Logicamente existem plantas que custam mais dinheiro, mas é porque tem características que as valorizam, por isso o melhor é se informar a respeito antes.

Bc. Hipoddamia Kelvin Lucky
Mito numero 2: "São plantas parasitas..."
São erroneamente chamadas de plantas parasitas por muitas pessoas. Pelo contrario, as orquideas em seu habitat, vivem sobre troncos, galhos e gravetos, enraizando superficialmente, para apenas se fixarem, por isso são chamadas de epífitas, que significa: do grego epi (sobre) e phyton (planta, árvore). Esse termo é para denominar plantas que vivem sobre outras plantas, sem causar danos ao hospedeiro.
Uma orquídea epífita utiliza o galho da árvore apenas como suporte, e se alimenta da transformação dos materiais que se depositam sobre suas raizes, folhas, excrementos,poeira, etc. Com uma parceria com fungos que vivem em suas raizes desde o nascimento chamado micorrizas esses materiais são transformados em minerais para que a planta consiga absorver!
Uma significativa parte das espécies de orquideas também vivem em ambientes bem diferentes dos galhos das árvores. Muitas vegetam sobre ou entre as rochas (rupícolas),Outras encontradas nos solos das matas, campos e até mesmo na areia pura das dunas e restingas, são na maioria terrestres, mas como são adaptáveis e evoluídas, também conseguem vegetar em outras materiais.

Miltassia Royal Robe 'diplomat'
Mito numero 3: Não gostam de sol...
Isso com certeza é um dos grandes mitos que fazem com que as pessoas coloquem suas plantas em lugares muitas vezes sombrios e umidos, fazendo com que sejam atacadas por pragas ali presentes e prejudicando muito o cultivo e prejudicando as florações.
 Toda planta precisa de luz para fazer a fotossíntese. Sem contar a floração que basicamente depende da luz que a planta recebe juntamente com os nutrientes da adubação. 
Esse mito do cultivo se formou há muito tempo, porque é comum as pessoas generalizarem as informações que recebem, mas em se tratando de orquídea o que se deve realmente fazer é, na duvida pesquisar sobre a planta em questão antes de decidir a luz que ela vai receber.  Saibam que no mundo todo são mais de 30.000 mil espécies catalogadas, além de mais de 100.000 mil  híbridos formados atravez dos cruzamentos entre espécies, espécies x híbridos e híbridos x híbridos. 
Existem plantas que realmente não podem receber sol diretamente em suas folhas pois pode queimá-las, mas também existem orquideas que não prosperam se não vegetar a pleno sol. 


Denphal

Mito numero 4: Não gostam de agua...
Esse realmente é um dos mitos que mais me assusta e o que eu sempre canso de falar em palestras e consultas particulares. Isso não é verdade! Cerca de 80 a 90% do peso fresco de uma planta é agua... 

Então como assim a orquídea não gosta de agua? Elas precisam de muita agua! Só que tem que ser como no habitat, de forma equilibrada.
As raizes das orquideas respiram a umidade do ar e mesmo quando são molhadas pelo orvalho ou pela chuva secam, para depois molhar de novo.
 Então se o vaso que sua orquídea está plantada fica úmido por mais de três, quatro dias consecutivos é sinal que ela deve estar detestando a água, porque nesse caso o excesso de tempo úmido faz acelerar a deterioração do substrato através da proliferação de bactérias e fungos. 
As raízes das orquídeas são estruturas mais evoluídas próprias para se fixarem nas árvores e também para absorver água através da umidade do ar, e por isso precisam "respirar". Se não recebem ventilação e ficam muito tempo úmidas acabam apodrecendo junto com o substrato. Por isso dizem que uma orquídea não gosta de água.
 No cultivo de orquídeas a máxima é valida: "é mais fácil matar uma orquídea por excesso de água do que por falta". 
Só que também precisa haver um bom senso por quem cultiva, para não errar na hora da rega. 
Os sinais de desidratação em uma orquídea são visíveis de se observar. Os bulbos ficam estriados e as folhas também e acabam murchando. Nessa hora é necessário avaliar  se está havendo uma falta de rega e umidade no ambiente ou se está havendo um excesso e corrigir. Com o tempo, observação e conhecimento das espécies que cada um cultiva fica mais fácil ter uma regra própria de rega e adubação de suas plantas.

Phalaenopsis
Mito numero 5: orquídea gosta de "pau podre"....
 Nossa, quando eu ouço isso fico com frio na barriga... acabo tendo que concordar porque muitas vezes a pessoa que me fala isso tem uma orquídea em "pau podre" e "está linda". 
Quem sou eu pra falar que não é verdade?
 Na natureza as plantas e os fungos e insetos vivem em comunhão dividindo os mesmos recursos e os mesmos lugares, sem um atacar o outro, e ao contrario disso vivem juntos e se ajudam e protegem. Parece até magica o equilíbrio da natureza.
Eu pelo tempo que cultivo orquídeas sei que não precisa de "pau podre" para poder cultivar orquídeas, pois o que tem no "pau podre" é material se decompondo e se transformando em mineral, que a planta pode absorver. Até ai tudo bem, o problema é que no pau podre também existem muitos fungos que são oportunistas e prejudicam as plantas, e podem contaminar as orquídeas e passar a se beneficiar dela deixando-a fraca e podendo em alguns casos leva-la a morte. 
Como essa pratica acaba se tornando um grande risco de prejudicar a planta, o ideal é cultivar sua orquídea da forma correta com adubações constantes e substrato novo, pois dessa forma apenas os fungos benéficos as raízes das orquídeas passam a colonizar o vaso e melhorar a captação de recursos para ela.
Oncidium cebolleta


RECADO AOS LEITORES DO BLOG:

O adubo que utilizo desde 2012, completo com macro e micronutrientes, mais: aminoácidos, quitosana, óleo de peixe, colágeno, hormônios enraizadores, ácidos graxos voláteis, carbono orgânico, acido húmico e fúlvico, tudo isso prontamente assimiláveis pelas plantas. Estas são substancias que junto com os macros e micronutrientes favorecem o correto desenvolvimento da planta, atuando como regulador natural do equilíbrio nutricional e metabólico ativando a fotossíntese e a exploração do seu potencial biológico e fisiológico!
 PARA QUEM QUISER EXPERIMENTAR O ADUBO QUE USO EM MINHAS PLANTAS, ENTRE NO SITE DA AGROOCEANICA E ADQUIRA SEU ADUBO AMINOPEIXEGARDEN EM EMBALAGEM DE 300ml e DE 1 LITRO. Ele pode ser aplicado em qualquer planta que temos em nosso jardim ou na nossa casa, no chão ou em vasos alem de nossas amadas orquideas!!! o site é: www.agrooceanica.com.br ou ligue:  (19) 3814-5122 ou(19) 98167-6925 grupo watsap







              Dessa forma fica fácil alimentar suas orquídeas e outras plantas também obtendo o melhor do cultivo:
                                       A SAÚDE E AS FLORES...                           
                          ABRAÇOS E BOM CULTIVO!!!

Cattleya percivaliana

Comentários