Phalaenopsis - Guia Inicial

OCORRÊNCIA

A espécie Phalaenopsis tem sua origem em uma área que compreende desde o sul da China até o Noroeste de Austrália, incluindo Filipinas, Indonésia, Sumatra, Borneo.

O nome vem das palavras gregas PHÁLAINA-{Mariposa} e OPSIS-{Parecido}, 

Isso porque a forma das flores da espécie se parecem com mariposas em vôo!!

Phalaenopsis Amarela bem parecida com uma Mariposa

São cerca de 75 espécies e milhares de híbridos conhecidos.
Essa espécie (Phalaenopsis) pertence a tribo das "Vandeae" (da qual a espécie de orquídea Vanda também faz parte!)

HABITAT E ADAPTAÇÃO

A maioria das espécies de Phalaenopsis crescem em altitudes 100-400 metros acima do nível do mar, em locais com altas temperaturas, normalmente dentro das florestas que possuam umidade elevada ao longo do ano, ou que ocorra 100% de umidade elevada durante todo o ano e que resulte em dias quentes com umidade também constante. Essa gosta de água!

Muitos habitats da espécie são alagados e pântanos. Elas habitam os ramos e troncos das copas das árvores.  As Phalaenopsis e todos os seus híbridos se adaptam muito bem ao clima brasileiro, sendo cultivada em todas as regiões do Brasil, exigindo apenas abrigo do sol ou recebendo apenas iluminação indireta, no máximo somente os primeiros raios da manhã.

Phalaenopsis em habitat natural


Phalaenopsis em habitat natural


As Phalaenopsis se adaptam muito bem ao calor de uma cobertura de varanda ou garagem por exemplo, se o intuito é tê-las em casa.  O ideal é que o lugar de cultivo tenha a passagem de ventilação e a umidade condizentes com o que ela necessita, que relembrando no caso dessa espécie tem que ser alta. Cuidado para não encharcar as raízes! Tudo tem que ser proporcional quanto maior o calor e a circulação de ar, maior a rega.



Existem pessoas que resolveram o desafio do ambiente úmido ideal, e cultivam Phalaenopsis de uma forma inovadora, unindo  o calor brasileiro e a alta umidade.

Uma amiga, Carla Lorena de Belo Horizonte. foi quem me ensinou a técnica.  Ela cultiva Phalaenopsis e outras espécies em um método que desenvolveu de forma caseira e muito criativa a partir da  observação  do cultivo de Catasetuns em estado de "semi-hidroponia", um método que eu uso há muito tempo desde que aprendi, mas que nunca havia usado em Phalaenopsis.

Esse método da "semi-hidroponia" consiste em ter um reservatório de água acoplado ao vaso da planta para que a umidade fique próximo as raízes. Então ela adaptou o uso de garrafas pet cortadas ao meio, onde a orquídea é plantada na parte onde fica o gargalo, sendo encaixada depois a outra parte da garrafa cortada, na parte de inferior dessa "metade", criando um reservatório de suprimento de água.

Modelo de "semi-hidroponia"

 

Nesta composição, a umidade sobe para o substrato. A água reservada evapora e condensa nos furos feitos em torno do gargalo onde a orquídea está plantada. O nível da água é controlado por furos feito na lateral do reservatório, que é parte de baixo da garrafa onde vai encaixado o gargalo, funcionando como um ladrão para o excesso de água.

A planta não entra em contato com a água diretamente, mas com o tempo algumas raízes "procuram" a água, enraizando em direção ao reservatório, enquanto outras raízes vão para cima, fora do recipiente.

Modelo de "semi-hidroponia"


As espécies de Phalaenopsis tem crescimento "monopodial". Crescem para cima sempre e não necessitam vasos muito grandes para seu cultivo.


Suas raízes são grossas e tem um papel fundamental na vida da planta, pois além de fixá-la, é responsável por toda a absorção de água e nutrientes para a planta.

A espécie não possui pseudobulbo, e a sua reserva de nutrientes são suas raízes e as folhas grandes e carnudas.

Para o cultivo de Phalaenopsis em vaso, faça opção pelo vaso plástico transparente, ou a própria garrafa pet como mencionei no modelo de semi-hidroponia. Como substrato anote aí, podem usar:

  • o carvão vegetal;
  • a casca de pinus;
  • o chips de coco;
  • o seixo rolado(pedra de rio) e;
  • a macadâmia.

Sua orquídia pode ser cultivada também em casca de peroba ou outra madeira, ou em cachepô artesanal inclusive. Além disso, saiba que a sua Phalaenopsis adora ser amarrada em árvores pelo jardim, porém em árvores que possuem vasta sombra ou filtram o sol para elas.


Phalaenopsis plantada em cachepô e amarrada em uma frondosa árvore do jardim 

Também pode ser cultivadas em esfagno, mas com rega controlada e técnica mais apurada de cultivo, pois a diferença entre a boa umidade e encharcamento completo no caso do esfagno é pequena. Tomem cuidado!

É fácil identificar quando a planta está desidratando pois suas folhas ficam com marcas de estrias. A desidratação pode ocorrer por falta de umidade mas por excesso de umidade também.

Esfagno Rosado

Manter um ambiente úmido em torno da planta é fundamental, embora isso nem sempre seja simples de fazer como pode parecer e conseguir transformar em floresta tropical  um canto da casa!

Então para conseguir essa condição podemos colocar plantas na parte de baixo do jardim, (as Phalaenopsis devem ficar no alto nesse caso) e assim você vai molhando o chão do local várias vezes ao dia, intercalando com as regas, assim as raízes entram em contato também com a água que evapora, uma espécie de hidratação indireta. Isso vai garantir um ambiente úmido sempre.

As Phalaenopsis se adaptam melhor se os dias forem quentes e as noites frescas, por isso borrifar água de leve na parte de baixo das folhas no final da tarde também é muito benéfico. Faça isso com um borrifador de água em névoa. A umidade ideal para a espécie é de cerca de 70%. Você pode medir a umidade do ar utilizando um higrômetro digital ou um termo-higrômetro, aparelhos específicos para esse fim.


higrômetro digital

Borrifador de água em névoa

AS FOLHAS


As Phalaenopsis têm folhas carnudas com uma cor verde muito profundo na maioria das espécies espécies e híbridos e as folhas podem ter em média 10 cm de largura e 50 cm de comprimento.

Para qualquer planta as folhas são fundamentais, para as Phalenopsis as suas folhas tem uma importância adicional, porque são o único órgão que armazena água.Elas não possuem pseudobulbos como outras espéciesÉ muito comum observar que as pessoas por inexperiência acabam cultivando a Phalaenopsis nos dois dos extremos que se devem evitar:

  • Ou rega demais, encharca e facilita o apodrecimento das raízes ou;
  • Rega de menos fazendo com que a planta gaste mais energia e fique fraca e desidratada.
Exemplo de Planta com a folha "queimada" e suscetível ao ataque de pragas
 

E se além do cultivo errado houver deficiência na adubação as Phalaenopsis sofrem mais e ficam suscetíveis a queimaduras, ataques de pragas, fungos e bactérias. As pessoas mais inexperientes acabam pecando nesses pontos e podem perder a planta. 

Dois do pilares do cultivo de qualquer orquídea são: ambiente e nutrição.

O ambiente sim, mas é claro que a nutrição tem um peso muito maior. Plantas bem nutridas não ficam doentes e vegetam melhor, mesmo em ambientes nem tão favoráveis.

A MINHA ORQUÍDEA PHALAENOPSIS TEVE UM BEBÊ!

Essa espécie pode produzir brotos laterais para reativar o seu crescimento e algumas espécies têm mais predisposição para este comportamento do que outras. 

A brotação de uma muda na haste floral é uma maneira da planta "caminhar" dentro da floresta em busca de luz. Este novo broto costuma nascer nas pontas da haste floral ou na base da planta mãe.

A Phalaenopsis tem o seu crescimento normalmente para cima, por isso se houver algum problema com a folha mais nova pode ocorrer a morte do meristema apical (Meristema apical ou promeristemas são tecidos vegetais que fazem parte do meristema e dão origem aos tecidos primários, formando o corpo primário ou estrutura primária do vegetal).

Se isso ocorrer a planta fica comprometida e para de crescer. A única maneira dela sobreviver acaba sendo através da brotação na haste floral. É o caminho para sua salvação e da continuação da sua vida.

Phalaenopsis Mãe com seu bebê gerado a partir da Haste Floral

Por isso eu não costumo cortar a haste floral da Planta, pois a partir dela podem nascer novos ramos de flores nas gemas dormentes ao longo da haste, ou podem nascer um Keiki (bebê) que é uma nova planta igual a "mãe",  que com tempo suficiente emitirá raízes também. Quando isso ocorrer poderá ser destacada da planta mãe e ser replantada em um vaso individual.

Gostaria de deixar claro que para isso a adubação da planta é fundamental, pois esse processo de formação de uma nova planta precisa de  muita energia para ser viável e manter saudável tanto mão quanto seu bebê.

ADUBAÇÃO

Sobre a adubação das Phalaenopsis, os adubos mais indicados são os que contenham mais fósforo na composição. O nitrogênio facilita o crescimento das folhas no caso das Phalaenopsis isso faz com que elas fiquem mais frágil e finas, dessa forma o fósforo vai atuar diretamente no crescimento das raízes e na emissão de novas flores, isso equilibra o desenvolvimento da sua orquídea.

Uma curiosidade sobre as  raízes da Phalaenopsis é que elas também são responsáveis para realizar a fotossíntese. Para isso elas necessitam de luz. Por isso usar o vaso plástico transparente para ela acaba sendo uma solução estratégica para permitir o pleno desenvolvimento da sua orquídea.

Adubos orgânicos também são muito benéficos pois são mais completos. Alem dos nutrientes, contém muitas outras substancias benéficas, tornando a nutrição super completa. Dependendo do que você utilizar na confecção do seu adubo orgânico ele pode conter magnésio, nitrogênio, potássio, fósforo, vitaminas e sais minerais diversos. 


Phalaenopsis e Vandas são da tribo das "Vandeae" conforme mencionei no início e por isso são do mesmo habitat São duas espécies de orquídeas com somente folhas, (flores) e raizes que não possuem pseudobulbo,

IElas são assim porque no habitat que habitam não há necessidade de fazer reserva de nutrientes e de água. O habitat natural são florestas úmidas e ricas em material orgânico que se transformam em minerais em virtude do calor e da elevadíssima umidade ambiente.

Os profissionais que produzem Phalaenopsis para a venda, conseguem estimular a floração da orquídea durante praticamente o ano todo, pois são plantas muito propensas para florir consecutivamente por vários meses. Para isso são induzidas com adubação rica em fósforo e você também pode fazer isso em casa seguindo essas primeiras dicas que eu estou dando a você leitor!

No cultivo doméstico a época de floração normal ocorre quando chega próximo ao inverno onde há queda de temperatura do dia para a noite, estimulando a emissão das flores.

Concluindo, pela facilidade de cultivo, pela rapidez nas florações e pela duração das suas flores a Phalaenopsis é hoje a espécie de orquídea mais conhecida e comercializada no mundo todo. Ela é utilizada para decoração, presentes, buquês, arranjos florais e coleções como a de muitos orquidófilos como eu.

Deixo para vocês algumas variações das PHALAENOPSIS. Bom Cultivo!

PHALAENOPSIS AMBOINENSIS


PHALAENOPSIS GIGANTEA DE BORNEU



PHALAENOPSIS PULCHRA


PHALAENOPSIS SCHILLERIANA


PHALAENOPSIS KUNSTLERI


PHALAENOPSIS FINLEYI


PHALAENOPSIS TETRASPIS


PHALAENOPSIS MANII


PHALAENOPSIS LUEDDEMANNIANA

PHALAENOPSIS BASTIANII


PHALAENOPSIS WILSONII


PHALAENOPSIS HAINANENSIS









Acesse o Instagram do BLOG
https://www.instagram.com/viverorquideaseideias/



Acesse o Pinterest do BLOG
https://br.pinterest.com/LucioXximenes/viverorquideaseideiasblogspotcom/?autologin=true



Comentários